É com grande satisfação que compartilhamos a recente publicação do artigo Motor Elétrico – SimuFísica®: um aplicativo para o ensino de eletromagnetismo, de autoria do Prof. Marco Polo Moreno de Souza em colaboração com os estudantes Sidnei Pereira Oliveira, do MNPEF - Polo Ji-Paraná, e Valdenice Liliane Luiz, da Licenciatura em Física. O artigo, agora disponível no volume 46 da Revista Brasileira de Ensino de Física, destaca a importância do simulador do motor elétrico da plataforma SimuFísica®.

Simulador motor elétrico, da plataforma SimuFísica
Simulador motor elétrico, da plataforma SimuFísica.

O Simulador: Explorando a Dinâmica do Motor Elétrico DC

Nosso aplicativo oferece uma simulação envolvente e realista da dinâmica de um motor elétrico DC simples, composto por uma bobina de N espiras na presença de um campo magnético uniforme. O usuário tem controle total sobre vários parâmetros do motor, incluindo a tensão da fonte de alimentação, a intensidade do campo magnético dos ímãs, a massa, as dimensões e o número de espiras da bobina, entre outros.

A velocidade angular do motor é calculada em tempo real por meio da solução numérica de um sistema de equações diferenciais acopladas, fundamentadas nas equações de Maxwell. Essa abordagem proporciona uma experiência educativa única, aproximando os usuários dos princípios fundamentais da física de maneira prática e interativa.

Acesso Facilitado ao SimuFísica®

SimuFísica® está disponível para acesso totalmente gratuito através das principais lojas de aplicativos. Convidamos você a explorar e aprimorar seus conhecimentos em eletromagnetismo por meio do nosso simulador inovador.

Siga os links abaixo para acessar ou baixar o SimuFísica® e poder usar o aplicativo Motor elétrico em diversos dispositivos, como tablets, smartphones e computadores:

Explore a ciência de maneira prática e estimulante com o SimuFísica®. Estamos comprometidos em proporcionar uma ferramenta educacional acessível e eficaz. Junte-se a nós nessa jornada de aprendizado inovador!