Asaf Ribas, Duíllio Alves e Roberta Cristina são discentes do curso de física da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Ji-Paraná. Eles participarão entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2022 do VII Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman - VII ENBRAER, onde apresentarão trabalhos na sessão de painéis. Orientados pelo professor Dr. Quesle da Silva Martins, os alunos são vinculados ao Programa de Iniciação Científica - PIBIC como bolsista e voluntários. Os alunos têm participado de estudos extracurriculares na temática de física experimental e aplicada, onde o tema central é a Espectroscopia Raman - ER, uma técnica fotônica (monocromática) capaz de extrair informações da natureza molecular de amostras de qualquer material a partir da interação luz-matéria. De forma geral, os resultados obtidos em ER são chamados de modos vibracionais. Além disso, os envolvidos no projeto têm apreendido como obter informações da natureza vibracional de materiais, estudando e aplicando a Teoria do Funcional de Densidade (Density Functional Theory - DFT), um método ab-initio (computacional) que usa informações da física quântica para obter dados teóricos de grupos moleculares de interesse e compará-los com dados experimentais.

O evento

O Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (ENBRAER) surgiu com o propósito de reunir especialistas, usuários e iniciantes na técnica, em ambiente propício para discussões sobre os desenvolvimentos recentes e perspectivas futuras da técnica e seus desdobramentos. No ENBRAER, temas da fronteira da espectroscopia Raman são discutidos, fomentando a interação entre os diferentes grupos de pesquisas no Brasil (e fora dele), na viabilização de compartilhamento de equipamentos e desenvolvimento conjunto de pesquisas e pós-graduação. Além de reunir especialistas, é um ambiente propício para discussões sobre os desenvolvimentos recentes e perspectivas futuras da técnica e seus desdobramentos.

Os trabalhos

Para conhecer um pouco do trabalho de cada um, acesse os resumos submetidos ao evento, disponíveis no links abaixo, com os respectivos títulos:

Resumo Enbraer_Asaf: Espectroscopia Raman e Infravermelho aplicados a estudo de grupos carboxílicos de óleo vegetal
Resumo Enbraer_Roberta: Raman em óleo de castanha-do-Brasil: introdução ao estudo de ácidos graxos
Resumo Enbraer_Duillio: DFT em glicerol: Introdução a espectroscopia vibracional e análise conformacional
Resumo Enbraer_Quesle: Raman and FTIR spectra in nanoemulsion from Carapa guianensis Aubl. oil